quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tarte Cremosa de Morango

Apresento aqui uma deliciosa sobremesa de primavera (extraída na integra da revista Mulher Moderna na Cozinha de Abril de 2010 (Nº11)), que este ano esteve presente na mesa de aniversário da minha mãe e... não sobrou nadinha....

Base:
300 gr de bolacha do tipo maria moída
150 gr de manteiga

Recheio:
2 folhas de gelatina
1 dl de água
1 saqueta de gelatina de morango
1 lata de leite condensado
2 dl de natas batidas

Cobertura:
1 folha de gelatina
300 gr de morangos
75 gr de açucar

Decoração:
1 dl de natas
1 c. (sopa) de açucar
4 morangos

Preparação:
1. Forre o fundo e as paredes de uma forma redonda de mola de 24cm com papel vegetal. Coloque as bolcahas moídas numa tigela, junte-lhes a manteiga derretida e amasse muito bem. Coloque a massa na forma e espalhe-a bem com a mão de maneira a forrar por completo a forma; reserve-a. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.

2. Leve a água au lume até ferver. Coloque o conteúdo da saqueta de gelatina numa tigela e junte a água fervida, mexendo bem para disolver a gelatina. Junte folhas de gelationa escorridas e mexa bem. Adicione o leite condensado e mexa. Junte por fim, as natas batidas e envolva até estar tudo bem ligado. Coloque o preparado na forma e reserve-o no frigorífico, para solidificar.

3. Faça a cobertura: Demolhe a folha de gelatina em água. lave os morangos, retire-lhes o pé e corte-os em pedaços para um tacho. Junte o açucar e uns pingos de água e leve ao lume brando, até cozerem, mexendo; retire e triture. Junte gelatina escorrida e mexa.

4. Retire a tarte do frio, desenforme-a e elimine o papel [aqui optei por não desenformar, só o fiz quando fui servir]. Cubra-o com o preparado de morango e leve ao frio até solidificar. [Esta parte das natas suprimi na minha receita] Bata as natas, junte-lhes o açucar e coloque-as num saco de pasteleiro. Retire a tarte do frio e decore-a com as natas e os morangos.

Sem comentários:

Enviar um comentário