quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bolo fondant de chocolate


Aceitei um convite de uns amigos para almoçar e não ia de mãos abanar, por isso decidi fazer este bolinho (extraído na integra da revista Mulher Moderna na Cozinha de Fevereiro de 2012 (Nº33)):

Massa:
200 gr de chocolate de culinária
200 gr de manteiga
250 gr de açucar
5 ovos
100 gr de queijo-creme
200 gr de farinha com fermento
Manteiga e framboesas [ optei pelos morangos]

Creme:
1 dl de natas
200 gr de chocolate para culinária
50 gr de chocolate branco
3 c. (de sopa) de leite

Praparação:
1. Unte uma forma retangular estreita de mola [ fiz numa de bolo inglês mas tornou-se insuficiente para a quantidade de massa e tive de fazer umas "habilidades", por isso aconselho a utilizarem uma forma um pouco maior que as tradicionais de bolo inglês, se quiserem manter o formato retangular], forre com papel vegetal e unte-o também. Ligue o forno a 170º. Parta o chocolate em pedaços.

2. Junte a manteiga e leve ao lume, em banho maria, até derreter. Separe as gemas das claras e bata aquelas com açucar. Adicione o queijo e continue a bater. Acrescente o creme de chocolate e misture.

3. Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente no preparado, alternando com farinha, sempre com movimentos delicados. Deite a massa na forma, leve ao forno e deixe cozer uma hora [aqui depende do forno...]. Depois de pronto deixe arrefecer um pouco e desenforme.

4. Prepare o creme: leve as natas ao lume até levantarem fervura. Junte-lhes o chocolate partido em pedaços e mexa até derreter completamente e obter um creme brilhante. À parte, junte o chocolate branco com o leite. Leve ao lume, em banho-maria até o chocolate derreter. Deite o creme de chocolate sobre o bolo e verta, por cima, o de chocolate branco. Deixe solidificar um pouco e decore com framboesas [morangos] frescas.

Sem comentários:

Enviar um comentário