segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Folhado de cogumelos e legumes



Hoje experimentei estes folhados, cuja receita foi extraída da revista Mulher Moderna da Cozinha - Especial Massas de Pastelaria (nº 53)... aprovadíssima :) (fiz umas pequenas alterações)

Ingredientes:
400 gr de massa folhada (devem ser utilizadas placas c/ mais espessura, como não encontrei quando cortei os rectângulos, subrepus dois p/ obter a espessura pretendida).
1 ovo
100 gr de alho francês
1 talo de aipo
100 gr de cogumelos
50 ml de azeite
1 c. (de sopa) de cebolinho picado (como não tinha substitui por coentros)
2 dl de natas (utilizei molho béchamel)
farinha, manteiga, sal e pimenta q.b

1. Estenda igeiramente a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada e corte-a em rectângulos c/ 8 x 6 cm. Com uma faca, marque um novo rectângulo (no interior).

2. Ligue o forno a 200º C. Pincele a massa com o ovo batido e faça uma decoração a gosto (essa parte não fiz). Coloque os rectângulos num tabuleiro untado com manteiga (utilizei apenas o papel que envolve a massa folhada, sem colocar manteiga) e leve a meio do forno, cerca de 20 minutos.

3. Corte o alho francês, o aipo e os cogumelos em pedaços e refogue.os no azeite. Tempere c/ sal e pimenta e junto o cebolinho. Verta as natas sobre o preparado anterior e deixe ferver (não coloquei as natas mas sim molho béchamel frio, só para "ligar" o preparado)

4. Retire a tampa formada pelo tecângulo que marcou sobre a massa, com a ajuda de uma faca.

5. Recheie o interior dos rectângulos com o preparado de cogumelos, coloque a tampa por cima e sirva-os decorados a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário