quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bolo de Fécula de Batata

Este ano o Dia da Mãe, cá em casa, foi duplamente comemorado.... com um pouco de pesquisa encontrei este bolo fantástico no blogue da Leonor Sousa Bastos - Flagrante Delícia. Todos adoraram, tanto que nem sobrou um fatia!





Bolo de Fécula:

8 ovos

250 gr de açucar

160 gr de fécula de batata



Creme de Pasteleiro:

400 ml de natas

600 ml de leite

6 gemas

200 gr de açucar

80 gr de amido de milho

Casca de Limão

125 gr de coco ralado


Começa-se por efectuar o bolo.


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal duas formas com cerca de 22 cm de diâmetro (aqui, por opção, untei a forma com manteiga e substitui o papel vegetal por farinha e como não tinha duas formas, utilizei a mesma por duas vezes). Bater as gemas com açucar durante 15 minutos, ou até que tenham triplicado de volume e estejam esbranquiçadas. Bater as claras em castelo. Misturar 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo. Misturar as claras restantes, com cuidando, usando uma espátula. Peneirar a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente. Dividir a massa pelas duas formas e cozer durante cerca de 15-20 mintos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco (esta indicação deverá ser cumprida para a massa não ficar demasiado cozida). Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria antes de desenformar.



Creme de Pasteleiro:

Misturar o açucar com o amido de milho, um pouco de leite e as gemas. Misturar o restante leite com a nata e a casca de limão, num tacho, e levar ao lume até ferver. Verter sobre a primeira mistura, mexendo bem e levar de novo ao lume, mexendo regularmente até ferver e engrossar. Retirar do lume, colocar o creme numa taça e tapar com película aderente, colocando a película "colada" ao creme para evitar que se forme uma crosta à superfície. Deixar arrefecer completamente. Antes de usar o creme, bater novamente.


Colocar uma metade de bolo num prato, espalhar por cima uma porção de creme e colocar a outra metade por cima. Cobrir completamente o bolo com o creme e cobrir com o coco ralado. Decoração a gosto!

1 comentário:

  1. Eu tive o privilégio de provar! Muito bom o bolo, e com apresentação impecável!

    ResponderEliminar