sábado, 14 de maio de 2011

Bolo de chocolate que enche a alma





A semana foi dura e só me apetecia um SPA, praia ou simplesmente fazer uma das coisas que mais me descontrai - cozinhar algo que só de olha enche a alma.

Um dos meus bolos de chocolate favoritos costumo comer no “Pão, pão, queijo, queijo” em Belém e já há muito tempo que queria chegar aos calcanhares daquela preciosidade.
Esta sexta consegui chegar bem perto, aqui segue a receita.

Massa:
7 ovos
125 gr de manteiga
175 gr de açúcar
250 gr de chocolate de culinária
50 gr de farinha


Decoração:
Açúcar em pó
Morangos e framboesas

Preparação:
Pré aquecer o forno a 180º C
Derreta o chocolate com a manteiga no microondas (1 min em potência máxima) e mexa até estar tudo bem ligado e derretido.
Separe as gemas das claras e bata estas últimas com 125gr de açúcar.
Bata as gemas com o restante açúcar e junte o chocolate.
Envolva no preparado de chocolate e gemas as claras batidas alternado com a farinha.
Não tenha pressa e envolva tudo delicadamente.
Coloque a massa numa forma de aro amovível e deixe no forno cerca de 14 min. ( o tempo está muito dependente do forno).
O bolo fica cozido por fora mas por dentro fica com um maravilhosa consistência de mousse.
Para decorar polvilhe com açúcar em pó e coloque morangos e framboesas a gosto.

Esta receita resultou de ver receitas em vários livros por isso não consigo atribuir uma fonte específica

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Salmão gratinado

( Imagem do site da Gelpeixe)




Ontem decidimos experimentar uma receita de um livro da Gelpeixe que tinha cá em casa. E ficou muito bom!




4 postas de salmão (eu fiz com salmão fresco, mas se tiverem congelado e limpo, melhor)


1 kg de batatas


1 pacote bechamel


queijo ralado


sumo de limão, sal e pimenta




Temperar o salmão com sal, pimenta e sumo de limão, levar a grelhar e, após cozinhado, cortar em lascas. Entretanto devem cortar as batatas às rodelas fininhas.


Num pirex untado com manteiga colocar às camadas as batatas e o salmão, sendo que a ultima camada deve ser de batata. Temperar com sal e pimenta. Por fim colocar o bechamel e queijo ralado.


Levar ao forno até gratinar.




Eu tinha receio das batatas ficarem rijas, mas não, ficaram óptimas! E não as temperei e gostei assim, mas se preferirem, coloquem um pouco de sal.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Folar mas com Chocolate, nozes e pinhão











Com base na receita do folar de maçã foi criado um bolo diferente. A maçã foi substituida por 1/4 de uma barra de chocolate de culinária partida aos pedaços, nozes e pinhão.


Ficou muito saboroso

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tarte de Nata

E porque todos nós cá em casa somos fãs do nosso querido pastel de nata é com bastante agrado que recebemos à nossa mesa a sua prima - a Tarte de Nata!



Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada fresca

1 lata de leite condensado

4 ovos

2 colheres de sopa de farinha maisena

3 medidas (lata de leite condensado) de leite meio-gordo

3 cascas de limão

1 pau de canela

150 gr de açucar


Pré-aquecer o forno a 180º. Forrar a tarteira com a massa - picar com um garfo e cortar os excessos da massa. Para que a massa fique mais estaladiça, opcionalmente, pode colocar-se a tarteira só com a massa no forno, aproximadamente durante 6/7 minutos.Reservar.

Colocar num recipiente o leite condensado, os ovos, a farinha, as medidas de leite e o açucar. Bater tudo no liquidificador, depois colocar num tacho e levar ao lume, juntando-lhe o pau de canela e as cascas de limão. Quando o preparado estiver suficientemente grosso (deve-se manter o lume brando e ir mexendo sempre), retirar do lume e verter na tarteira. Levar ao forno durante 35 minutos e para ficar com o aspecto "queimadinho"colocar, durante mais uns breves minutos, o forno na função grill.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Experiências com entradas






Porque todos os motivos são bons para reunir os amigos, numa tarde, enquanto os homens jogavam na sala, as mulheres reuniram-se na cozinha a experimentar entradas e entre queijos, vegetais, especiarias, ovos, maionese, marisco e muitos outros ingredientes sairam estas pequenas tentações...

Bolo de Fécula de Batata

Este ano o Dia da Mãe, cá em casa, foi duplamente comemorado.... com um pouco de pesquisa encontrei este bolo fantástico no blogue da Leonor Sousa Bastos - Flagrante Delícia. Todos adoraram, tanto que nem sobrou um fatia!





Bolo de Fécula:

8 ovos

250 gr de açucar

160 gr de fécula de batata



Creme de Pasteleiro:

400 ml de natas

600 ml de leite

6 gemas

200 gr de açucar

80 gr de amido de milho

Casca de Limão

125 gr de coco ralado


Começa-se por efectuar o bolo.


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal duas formas com cerca de 22 cm de diâmetro (aqui, por opção, untei a forma com manteiga e substitui o papel vegetal por farinha e como não tinha duas formas, utilizei a mesma por duas vezes). Bater as gemas com açucar durante 15 minutos, ou até que tenham triplicado de volume e estejam esbranquiçadas. Bater as claras em castelo. Misturar 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo. Misturar as claras restantes, com cuidando, usando uma espátula. Peneirar a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente. Dividir a massa pelas duas formas e cozer durante cerca de 15-20 mintos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco (esta indicação deverá ser cumprida para a massa não ficar demasiado cozida). Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria antes de desenformar.



Creme de Pasteleiro:

Misturar o açucar com o amido de milho, um pouco de leite e as gemas. Misturar o restante leite com a nata e a casca de limão, num tacho, e levar ao lume até ferver. Verter sobre a primeira mistura, mexendo bem e levar de novo ao lume, mexendo regularmente até ferver e engrossar. Retirar do lume, colocar o creme numa taça e tapar com película aderente, colocando a película "colada" ao creme para evitar que se forme uma crosta à superfície. Deixar arrefecer completamente. Antes de usar o creme, bater novamente.


Colocar uma metade de bolo num prato, espalhar por cima uma porção de creme e colocar a outra metade por cima. Cobrir completamente o bolo com o creme e cobrir com o coco ralado. Decoração a gosto!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Convívio




Que saudades de um almoço no quintal com os amigos.
As entradas podem ser simples:



  • espetadas de fruta

  • espetadas de salsicha com fruta


  • paté de delícias do mar


  • peixinhos da horta

O que é preciso é imaginação e boa companhia.

Bolo de Côco muito rápido e saboroso

Têm amigos em casa, e pouco tempo para preparar uma sobremesa?
Experimentem este bolo de Côco! Eu já fiz e é delicioso


BASE - massa folhada fresca Pingo Doce (e aqui tem mesmo de ser desta marca, já experimentei com a concorrência e não funcionou tão bem)

RECHEIO - 1 lata de leite condensado, 6 ovos 1 pacote de natas, 100gcoco ralado

Misturem tudo muito bem e vertam sobre a massa folhada, entretanto disposta numa forma de fundo amovivel.

Levar ao forno, pré-aquecido a 180º. Assim que o recheio estiver sólido (uns 20 minutos), retirar do forno e saborear!

Experimentem! É uma delicia

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Paté de delicias do mar

Receita do paté de Sabado :)

1 pacote delicias do mar
1 iogurte natural
alho francês picado
maionese (quantidade copo iogurte)
óregãos
sal

Picar muito bem o alho francês e as delicias do mar. Juntar todos os ingredientes com um garfo até ficar um paté granulado. Servir fresco

(receita de uma colega de trabalho)

Folar com sabor a maça






Esta Páscoa foram folares e mais folares.


Fiz cerca de 20 com o formato tradicional (com ovos cozidos) mas depois foi a aventura do folar de maça. Depois de feitos e arrefecidos foi só embrulhar e dar aos amigos e familiares - eles merecem!!



Receita:

Dissolver 30gr de fermento de padeiro em 1,5dl de leite, juntar 125g de farinha e continuar a amassar. Adicionar dois ovos e três gemas e amassar nem. Deixar levedar até aparecerem bolhas à superfície. Nessa altura, adicione 180g de açúcar, 1,5 dl de leite, 80 g de manteiga amolecida, uma pitada de sal, raspa de um limão, 2 colheres de café decanela, 2 colheres de erva-doce moida. Juntar 600g de farinha e é só ter braços para amassar ( normalmente leva mais de farinha mas ao amassar damos conta ;) )


Deixar levedar por 2 horas.


Estender a massa sobre uma soperfície polvilhada com farinha, até obter 1 cm de espessura. Sobre a massa espalhar fatias de maça, polvilhar com canela e açúcar amarelo. Depois é só enrrolar como se fosse uma torta.


Deixar repousar 20 minutos e depois colocar no forno a 180º cerca de 25/30 minutos.



Alternativa: Colocar juntamente com a maça nozes.

A receita da vizinha

Aqui está um espaço em que não temos medo de dizer que gostamos das receita da vizinha e que somos tocados pelas suas descobertas. Numa lógica de emprestar a farinha quando falta, como boas vizinhas de interesses, emprestamos as nossas descobertas. Quem quer? Oh vizinha é só entrar, abrir e tirar. Sinta-se em casa ;)

Primeiro Post

As hostilidades estão abertas!
Agora vamos lá começar a colocar conteúdo do bom!!!